*Todo conteúdo faz parte, exclusivamente, da orientação pós-operatória do Dr. Marcos Rassi*.
Aqui você encontra informações úteis sobre como se recuperar de sua cirurgia.
Você vai sentir seu braço sem movimento, indolor e dormente. Isso ocorre, por que a anestesia do plexo braquial, na região do pescoço, dura de 12 a 24 horas. Quando passar a sentir algum desconforto ou dor, a equipe de enfermagem cuidará para que fique o mais confortável possível.
Você ficará no leito, em posição semi-sentada, com travesseiro baixo. Caso queira, poderá ser virado para o lado não operado. Nas cirurgias artroscópicas do ombro, o volume da articulação aumenta, em virtude da entrada de soro fisológico durante o ato cirúrgico. Após algumas horas, isso se reestabelece.
Quando desejar, você poderá sentar na poltrona ou caminhar até o banheiro, sempre sob supervisão da enfermagem ou de um familiar. A tipoia não poderá ser retirada para o banho no hospital e a colocação da vestimenta superior deverá ser feita por cima dela.
Em caso de cirurgia aberta, você provavelmente estará com um dreno. Deve se ter um cuidado especial no seu manuseio, quando estiver internado. Ele tem que estar com sua manivela sempre aberta para exercer sua função de puxar o sangue do interior da ferida operatória. Normalmente, na artroscopia do ombro, ele é retirado após 24 a 48 horas.
Normalmente, na artroscopia do ombro, o tempo de internação é de um dia, para você se recuperar completamente da anestesia. Assim, planeje seu retorno para casa para o dia seguinte. Já em cirurgias maiores, o retorno se dá em 2 a 3 dias.
Você estará com algum tipo de imobilização no braço e alguém deverá estar disponível para ajudá-lo a trocar de roupa e tomar banho. No dia da alta hospitalar, o soro fisiológico será retirado e um curativo feito no local da cirurgia. Ele deve ser fechado com gazes e micropore.
A dor, após a artroscopia do ombro, é ausente ou de leve intensidade. Quando existente, pode ser bem controlada com uso de analgésico. Já na cirurgia aberta (convencional) para fixação de fraturas ou colocação de próteses, a dor é de maior intensidade, dependendo do limiar de cada pessoa.
Procure não sujar nem molhar o curativo. Também não efetue nenhuma troca dele em casa. É importante que beba líquidos frequentemente e se alimente bem, sem nenhuma restrição. Mantenha-se ativo com caminhadas. Não retire a tipoia, nem para o banho. Se for homem, utilize camisa de manga curta e se for mulher, vestidos de alça, enquanto estiver de tipoia.
Retorne na data programada para a realização do primeiro curativo (entre 3 a 7 dias), retirada de pontos (10 a 14 dias) e exame pós-operatório, quando necessário. Após a retirada dos pontos, a limpeza poderá ser feita no próprio banho com água e sabonete; com posterior secagem utilizando toalha limpa.
Dr. Marcos Rassi é médico especialista em cirurgia do ombro e cotovelo. Possui Doutorado e é Professor Associado do Departamento de Ortopedia e Traumatologia e Orientador do Programa de Pós-Graduação de Mestrado e Doutorado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás – Brasil.