Cisto no Ombro

É um problema incomum que pode acometer o ombro. Ele pode ocasionar preocupação no paciente, pelo fato de caracterizar um crescimento anormal.

 

O que é cisto paralabral do ombro?

O cisto paralabral do ombro é um acúmulo de líquido sinovial que se forma na parte de trás (posterior) do ombro, após extravasamento do interior da articulação.

 

Como é formado o cisto paralabral do ombro?

O ombro é composto por diversas estruturas, entre elas o lábio, que é um tecido fibrocartilaginoso que reveste a glenóide. Ele tem como função aumentar a estabilidade articular. Quando ele apresenta uma ruptura na parte superior (cima) e posterior (atrás), possibilita a saída e, consequentemente, acúmulo de líquido sinovial do lado de fora do ombro. Isso se chama cisto paralabral.

 

Quais as possíveis causas da formação do cisto paralabral?

De forma geral, as lesões do lábio da glenoide podem ser degenerativas ou traumáticas, o que favorece a saída do líquido sinovial de dentro da articulação, formando o cisto paralabral no ombro.

 

Quais são os sintomas da presença de um cisto paralabral?

De forma geral, o cisto paralabral do ombro pode ou não apresentar sintomas, e vai depender da sua localização e seu tamanho. Às vezes, o cisto provoca dor na parte de trás do ombro, acompanhada de perda progressiva da força por compressão do nervo que leva impulsos nervosos para os músculos posteriores (trás). Em algumas situações, também pode aparecer atrofia dessa musculatura pelo tempo prolongado da compressão.

 

Como é feito o diagnóstico do cisto?

O melhor exame para o diagnóstico é a ressonância magnética que possibilita a visualização do cisto paralabral no ombro. Algumas vezes, ele é encontrado apenas como um achado, sendo outra doença a causa da dor. Nesse caso, o cisto acaba não tendo importância clínica.

Quando há dor e perda de força em decorrência do cisto paralabral, faz-se importante também a realização de uma eletroneuromiografia. Ela vai permitir analisar o grau de comprometimento do nervo que conduz impulsos para os músculos afetados.

Ressonância magnética com cortes coronal à esquerda e axial à direita demonstrando cisto paralabral do ombro (seta branca) e lesão do lábio posterior (seta vermelha).

 

Como é o tratamento do cisto paralabral do ombro?

A maioria dos cistos paralabrais do ombro é pequeno e cursa sem queixas. Nesses casos, não é necessário tratamento. Apenas um acompanhamento do paciente. Por outro lado, há casos em que o cisto é o responsável pelo problema no ombro. Daí, ele deve ser drenado por artroscopia, com o devido reparo da lesão do lábio da glenóide para que não haja recidiva do cisto paralabral. É importante mencionar que a intervenção cirúrgica deve ocorrer o mais precocemente possível, antes que ocorra alterações irreversíveis nos músculos afetados pela compressão nervosa.

 

Cisto paralabral do ombro é um tumor maligno?

Não, ele é benigno. Portanto, não deve gerar ansiedade e preocupação. Se encontrar descrito “cisto paralabral” no laudo da ressonância magnética, procure um especialista em doenças do ombro para lhe auxiliar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados:

Quando surge alguma dor na região do ombro, é muito ...

A cabeça do úmero está conectada à glenoide, envolvidos pela ...

Trata-se de um procedimento cirúrgico do ombro que surgiu no ...

plugins premium WordPress