Quando surge alguma dor na região do ombro, é muito comum que se pense que a origem seja a conhecida “bursite”, mas nem sempre temos o conhecimento preciso do que se trata esse problema.
O que é bursite no ombro?
Bursite no ombro é um quadro doloroso, caracterizado por um processo inflamatório da bursa, que é um tecido localizado entre os ossos para reduzir o atrito entre eles. Esse problema é muito incômodo, pois dificulta os movimentos do ombro e prejudica as atividades do dia a dia.
Qual a diferença entre bursite e tendinite no ombro?
As duas são inflamações no ombro, sendo que a bursite tem origem na bursa, enquanto a tendinite ocorre no tendão.
Quais são as principais causas da bursite no ombro?
A principal causa da bursite no ombro é o uso repetitivo dessa articulação. Dessa forma, atletas e trabalhadores que usam os braços estão mais suscetíveis a apresentar esse problema. Trauma e movimentos bruscos também podem dar origem à bursite.
Quais os principais sintomas da bursite no ombro?
Os principais sintomas são dor no ombro e certa dificuldade de movimentar o braço afetado.
Como tratar a bursite no ombro?
O tratamento desse problema inclui repouso de todas as atividades que possam piorar a lesão, utilização de anti-inflamatórios para alívio da dor e fisioterapia. A bolsa de gelo pode proporcionar alívio da dor na fase aguda. Alguns exercícios para bursite no ombro também são de grande ajuda. O fortalecimento muscular e os alongamentos mais específicos completam o tratamento, numa fase mais tardia do tratamento.
Pode imobilizar o ombro com bursite?
Não, por que a imobilização pode gerar um outro problema, muitas vezes mais incapacitante chamado ombro congelado. Portanto, utilize seu braço nas suas ativadas cotidianas, no limite da dor.
Quando procurar um médico?
Assim que a bursite no ombro aparecer, um especialista deve ser consultado para o correto diagnóstico, sendo que uma ressonância magnética auxiliará no processo. Quanto mais precoce o diagnóstico, mais rápido será a recuperação do ombro. A demora em procurar tratamento, faz com que o processo se torne crônico, dificultando a recuperação.
Quando retornar ao esporte, após tratamento da bursite no ombro?
A melhora da dor no ombro acontece por volta de 1 a 2 meses do início dos sintomas, caso o tratamento seja efetivo. Na sequência, se pode retornar ao esporte, desde que de forma progressiva.