Artrose do Ombro

Definição

A artrose no ombro é um problema que causa dor e limitação dos movimentos, o que impacta negativamente a qualidade de vida do paciente. É uma doença degenerativa que causa alterações na cartilagem hialina dos ossos que compõem a articulação.

 

Causas

O envelhecimento e o desgaste biológico são os principais responsáveis pelo aparecimento da artrose no ombro. O trauma pode ser o fator causal em indivíduos jovens, principalmente nas chamadas fraturas intra-articulares, em que o traço da fratura penetra a articulação.

 

Quadro clínico

O principal sintoma é a dor no ombro que prejudica as atividades do dia a dia. A dor é do tipo crônica, com aparecimento há meses ou anos, o que pode, inclusive, afetar a prática de esportes. Ela vem acompanhada com restrição dos movimentos articulares. Algumas funções simples, como levantar o braço para alcançar um livro na prateleira, pentear o cabelo ou amarrar o sutiã podem estar comprometidas.

 

Exames de imagem

Inicialmente, radiografias simples devem ser solicitadas em incidências apropriadas. Exames de imagem como tomografia computadorizada com reconstrução tridimensional e ressonância magnética do ombro auxiliam o médico no tratamento do paciente acometido por essa doença.

Radiografia com alterações degenerativas na articulação do ombro com osteófito na cabeça umeral (seta).

 

Tratamento

A resposta deve ser individualizada, por que tem pacientes com artrose no ombro, em estágio inicial, que permite tratamento com medicações e reabilitação. Tem outros, em fases mais avançadas, que necessitam tratamento cirúrgico. Há possibilidade de cirurgia minimamente invasiva com artroscopia em pessoas jovens, entretanto, nos idosos, comumente se utiliza as chamadas próteses totais do ombro, podendo ser anatômica ou reversa. É sempre importante a análise dos tendões do ombro para saber qual desses procedimentos realizar.

 

Quem tem artrose no ombro pode praticar musculação ou jogar tênis?

A resposta é sim, dentro dos limites da dor. É notório que as limitações articulares vão dificultar certos movimentos na realização dos exercícios. Deve-se lembrar que as alterações musculoesqueléticas nessa doença podem piorar com o tempo. Logo, quanto mais cedo procurar auxilio médico, melhor.

plugins premium WordPress