Definição
Caracteriza-se pela compressão do nervo interósseo anterior depois da passagem do nervo mediano pelo músculo pronador redondo. Não existe um túnel aonde propriamente o nervo passe. Por isso, existe um questionamento quanto a definição dessa enfermidade. É um nervo essencialmente motor, sem fibras sensitivas.
Causas
Os possíveis fatores causais são tumor, fibrose, trauma, anomalias anatômica e vascular.
Quadro clínico
A queixa é dor no terço proximal do antebraço, sem qualquer perda sensitiva. Existe uma fraqueza do flexor longo do polegar e flexor profundo do indicador. Se houver queixas sensitivas, pensar em compressão do nervo mediano.
Paciente consegue fazer o círculo à esquerda (normal) e não consegue à direita (doença).
Exames diagnósticos
As radiografias não evidenciam anormalidades. A ressonância magnética é útil para se identificar possíveis tumorações ou anomalias anatômicas na compressão do nervo interósseo anterior. A eletroneuromiografia pode demonstrar desnervação dos músculos afetados pela compressão.
Tratamento
O tratamento é não cirúrgico com repouso, anti-inflamatórios e reabilitação. Na persistência dos sintomas por seis meses, está indicado tratamento cirúrgico para exploração de bandas fibrosas, remoção de músculos anômalos ou neurólise.