Trata-se de um procedimento cirúrgico do ombro que surgiu no início da década de 1980, no intuito de minimizar os riscos de uma cirurgia aberta, com resultados promissores. No início, foi utilizada apenas com objetivos diagnósticos, mas com o desenvolvimento de habilidades cirúrgicas e instrumentais específicos, foi gradualmente assumindo um papel fundamental no tratamento de inúmeras doenças do ombro.


Parâmetros anatômicos do ombro utilizados durante a realização da artroscopia.
O que é artroscopia do ombro?
Trata-se de uma técnica cirúrgica minimamente invasiva utilizada no reparo de lesões no ombro. A artroscopia é feita por meio de pequenas incisões na pele. Uma câmera digital com fibra ótica acoplada é inserida em uma delas e, na outra, materiais específicos para a execução da cirurgia propriamente dita.
As imagens captadas pela câmera são visualizadas em um monitor de vídeo que guiam o procedimento. Dessa forma, o cirurgião consegue realizar o diagnóstico preciso das lesões e fazer os devidos reparos.
Quais as principais indicações da artroscopia do ombro?
Indicada para reparo de rupturas dos tendões e ligamentos do ombro, drenagem de calcificação e cisto, fixação de certas fraturas do ombro, retirada de corpos livres e tratamento de defeitos na cartilagem articular.
Quais são as principais vantagens da artroscopia do ombro?
As principais vantagens da artroscopia do ombro são: menor tempo de recuperação, menor risco de infecção, menos dor pós-operatória, tempo de internação mínimo, reabilitação precoce, melhor estética e mais rápido retorno às atividades cotidianas e esportivas.
Como é feita a preparação para uma artroscopia do ombro?
Deve-se realizar exames de sangue e risco cirúrgico com um cardiologista. O estado geral de saúde é avaliado, levando em consideração a idade, as doenças pré-existentes, o histórico familiar e o tipo de reparo a ser realizado.
A artroscopia tem que ser feita com jejum de pelo menos 8 horas. Antes da cirurgia, uma avaliação pré-anestésica traz mais segurança e conforto ao paciente.
Como é a recuperação após a artroscopia do ombro?
De uma forma geral, por ser uma técnica menos invasiva e com menor dor pós-operatória, o paciente retorna às suas atividades num tempo mais curto, em relação a uma cirurgia aberta. A reabilitação é iniciada no tempo estabelecido, a depender de cada doença, para que não haja prejuízo na recuperação funcional do ombro.
É importante a consulta com um especialista?
Apesar de ser minimamente invasiva, a artroscopia do ombro é uma técnica que exige treinamento e habilidade do cirurgião para um reparo preciso e eficiente das lesões. Além disso, é importante mencionar que nem todos os problemas do ombro podem ser tratados por artroscopia, o que faz a indicação correta do método fundamental para o sucesso do tratamento.
Uma resposta
katana