*Todo conteúdo faz parte, exclusivamente, da orientação pré-operatória do Dr. Marcos Rassi*.
As informações abaixo são para lhe deixar mais tranquilo(a) e seguro(a) para o seu procedimento cirúrgico.
Antes de qualquer cirurgia eletiva, você deverá realizar os exames sanguíneos pré-operatórios e o risco cirúrgico, que é uma avaliação cardiológica de rotina. Após essa avaliação, o seu cardiologista deverá informar o seu estado de saúde por meio de um relatório médico. É sempre importante realizar esses passos próximo à data da cirurgia.
Os medicamentos anticoagulantes devem ser suspensos e o prazo deverá ser individualizado para cada paciente. Os mais comuns são: AAS, clopidrogel, Eliquis, Xarelto, Pradaxa, Clexane e Heparina. Evitar uso de anti-inflamatórios não hormonais. Alguns medicamentos para controle do Diabetes Mellitus devem ser suspensos 01 dia antes da cirurgia.
No dia da cirurgia, tome banho com limpeza da região a ser operada para a descolonização da pele. Isso visa prevenir qualquer processo infeccioso no pós-operatório.
O fumo comprovadamente retarda a cicatrização dos tecidos na região do ombro. Além disso, o tabaco reduz o tamanho dos vasos sanguíneos, diminuindo a oferta de oxigênio; gera problemas cardíacos e circulatórios e aumenta a pressão arterial sistêmica.
Os seguintes itens devem ser levados ao hospital:
Algumas medidas devem ser tomadas para que tudo ocorra dentro do esperado:
Ao chegar no quarto, você receberá roupas adequadas para vestir. Deverá aguardar até ser conduzido ao centro cirúrgico.
A cirurgia é realizada com anestesia geral e bloqueio do plexo braquial (pescoço). No centro cirúrgico, o preparo anestésico e o posicionamento na mesa de operação duram, em média, uma hora. Ao acordar, você ficará duas horas, ou mais, na sala de recuperação pós-anestésica, antes de ser levado para o quarto. Dessa forma, avise seu familiar que sua permanência no centro cirúrgico será consideravelmente maior do que o tempo do procedimento cirúrgico a ser realizado.
Dr. Marcos Rassi é médico especialista em cirurgia do ombro e cotovelo. Possui Doutorado e é Professor Associado do Departamento de Ortopedia e Traumatologia e Orientador do Programa de Pós-Graduação de Mestrado e Doutorado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás – Brasil.