A cabeça do úmero está conectada à glenoide, envolvidos pela cápsula articular. O deslocamento ocorre quando ele sai dessa cavidade óssea, aonde ele normalmente fica. É uma lesão comum, responsável por 5% das lesões no esporte.
Ombro deslocado pra frente (anterior) à esquerda e para trás (posterior) à direita.
Quais são as principais causas do ombro deslocado?
O deslocamento do ombro, também conhecido por luxação glenoumeral, é provocado principalmente por um trauma, que pode ocorrer em situações como quedas, atropelamentos e acidentes de moto ou carro.
Outras causas menos frequentes são as crises epilépticas e os choques elétricos. Em certas ocasiões, o deslocamento do ombro pode ocorrer após movimentos suaves, como levantar o braço ou puxar o cinto do carro, em virtude da frouxidão dos ligamentos do ombro.
Quais os sinais de um ombro deslocado?
Os sinais de que o ombro pode estar deslocado são: dor intensa, deformidade local e incapacidade de movimentar o braço.
O que fazer?
Ao suspeitar de um ombro deslocado, é importante não tentar recolocá-lo no lugar por conta própria e nem solicitar que alguém faça isso. Coloque o braço acometido em uma posição confortável na tipoia ou use um pano envolta do pescoço para apoio do membro superior. Aplique gelo para reduzir o inchaço e procure o quanto antes um serviço de emergência.
Como o diagnóstico deve ser feito no hospital?
O diagnóstico de um ombro deslocado é feito pelo exame clínico e radiográfico. Importante avaliar a direção da luxação, ou seja, se a cabeça umeral foi pra frente (anterior) ou pra trás (posterior). Isso é importante para a manobra de colocar o ombro no lugar. Às vezes, também ocorre fraturas associadas à luxação.
Qual deve ser o tratamento para o ombro deslocado?
O tratamento de um ombro deslocado é feito com a chamada “redução” da luxação. É um procedimento que consiste em recolocar a cabeça do úmero na cavidade glenoide. A redução deve sempre ser realizada sob anestesia, com o paciente em relaxamento muscular, para se evitar fraturas ou danos à articulação. Após, o ombro deve ficar imobilizado com auxílio de uma tipoia, e posteriormente, iniciar fisioterapia e reforço muscular para recuperação dos movimentos e força.
Quanto tempo se recupera um ombro deslocado?
Normalmente, a recuperação varia entre 1 e 2 meses, mas a volta às atividades do dia a dia vai depender da gravidade da lesão.
Quanto tempo para retorno ao esporte após um ombro deslocado?
Se o tratamento for conservador (sem cirurgia), esse retorno se dá após três meses, em média.
Podem ocorrer novos deslocamentos do ombro?
Sim, e isso vai depender de alguns fatores como idade, perdas ósseas e prática de esporte de contato ou competitivo.
Após a redução do ombro deslocado, pode haver necessidade de cirurgia?
Sim, principalmente em atletas praticantes de esporte competitivos ou contato, com ou sem perdas ósseas. A cirurgia pode ser realizada por técnica minimamente invasiva com mini-incisões (artroscopia do ombro). Essa técnica permite recuperação mais rápida com menor dor pós-operatória e menos risco de infecção.